segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Guardião do site do Itaú precisa de instalação manual para funcionar direito com seu sistema.


Olá a todos.

Do último mês para cá, a liberação de um novo tipo de software guardião do Itaú Internet Banking tem trazido dores de cabeça aos seus usuários, aos técnicos que os atendem, aos operadores de Call center do banco e da empresa desenvolvedora. Como sempre, nós usuários temos a sensação de que os bancos e os desenvolvedores não estão muito aí para solucionar nossos problemas e nos fornecer um recurso de segurança que cause o mínimo de transtornos possível. Então, após presenciar e atender clientes com essa dificuldade, encontrei um meio de solucionar o problema e fiz um pequeno passo-a-passo, simples mesmo, para ajudar os ainda aflitos usuários do Itaú online:

Como o programa entra: Ao entrar o site do Itaú de um computador que já o acessa com frequência, parece que o site tem um script no código que já manda imediatamente baixar e instalar o plugin do guardião, que é instalado de uma forma meio "porca" e causa a nossa tal dor de cabeça. Mesmo que você "mate" o processo no Gerenciador de tarefas e apague a pasta de instalação, ao acessar o site do banco novamente, o programa irá baixar e instalar automaticamente. O que devia acontecer e acontece somente em alguns computadores (os computadores de primeiro acesso) é o site informar a atualização do guardião e permitir o usuário baixar e instalar o recurso. 

  • Para resolver isso, acesse o hotsite do guardião Itaú (www.itau.com.br/guardiao ou se quiser fazer isso manualmente para sua segurança, pesquise por "guardião itaú" no google e acesse a página correspondente) fazendo o download do software;
  • Observe: Baixe o programa guardião independente de você estar com o programa rodando na sua máquina, pois você irá fazer uma nova instalação, mais limpa;
  • Feche todos os navegadores e programas (salve seus trabalhos);
  • Desinstale o guardião através do Painel de Controle - Programas e Recursos (Windows 7 / 8 / 8.1) - selecionem o programa Warsaw 1.3.1 (que é o guardião). Termine o processo, reinicie o computador;
  • Computador reiniciado, abram o Explorer (Através do Computador ou Meu computador), abram C:, Arquivos de programas (se você tiver duas pastas Arquivos de programas, abra a pasta Arquivos de programas  (x86)), procurem pela pasta Diebold. Se estiver lá, apague-a. Neste momento, se vocês tiverem o famoso programa CCleaner instalado na máquina, feche as janelas e execute-o, fazendo limpeza de arquivos e também do registro. Quem não tiver o programa instalado, basta baixar neste link. Após instalar e executar,faça a limpeza com as opções padrão;
  • Após a limpeza, abra sua pasta de downloads e localizem o instalador do software guardião que você baixou (o programa chama-se aplicativoitau ou aplicativoitau.msi diagnosticoitau.exe). Execute-o como administrador e siga os passos da instalação. Quando terminado, retorne aos seus acessos e entre no site do Itaú para forçar a utilização do guardião. Você verá que a utilização do Internet banking não impactará no desempenho geral do sistema.

Enquanto não encontramos, como usuários, uma forma de acessar de forma segura o site do banco sem precisar da instalação de plugins de segurança e softwares guardiões, temos que pelo menos nos adaptar para que isso não nos cause transtornos com os demais programas de nossos computadores. Eu tenho certeza de que este método será mais rápido e mais eficiente do que a resposta ao seu protocolo de reclamação no SAC do banco.

A regra básica para toda instalação de programas, especialmente os que interagem diretamente com o sistema dependem muito de um ambiente limpo para serem bem sucedidos. Sempre que tiver dificuldades em instalar um programa e este não tiver uma restrição específica para o seu sistema, experimente este tipo de limpeza antes de tentar de novo. Dá trabalho mas funciona.

6 comentários:

  1. Adiantou nada. Fiz todo o procedimento. Quando desligo o computador, ele instala novamente.

    ResponderExcluir
  2. Se ele instala quando desliga o computador é estranho, isso pode acontecer assim que você acessa página principal do Itaú. Reforçando, antes de acessar a página principal do Itaú, acesse o site do Guardião Itaú e baixe o aplicativo. Aproveitando para atualizar, o Itaú está oferecendo dois downloads: O Aplicativo Itaú, que é como um navegador próprio somente para acessar o banco e o guardião, com nome de diagnosticoitau.exe, que é o guardião propriamente dito. Só tente se livrar de vez do guardião se não for mais usar o site do itaú na Internet, pelo menos por ora.

    ResponderExcluir
  3. Olá, como faço para desinstalar o programa Warsaw 1.3.1 de meu computador?
    Meu primo instalou o guardião itau em meu computador e o instalou junto. Meu computador ficou muito lento, então eu desinstalei o guardião, mas sempre que tento desinstalar o Warsaw aparece a mensagem "O programa não pode ser iniciado porque está faltando MSVCP120.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema". :(((

    ResponderExcluir
  4. Tamires, há duas formas mais eficientes de desinstalar um programa que apresenta um problema: Instalar uma nova cópia e desinstalá-lo em seguida e utilizando um programa para desinstalação forçada como o Revo Uninstaller. Se você costuma acessar o site do Itaú, provavelmente irá precisar do Warsaw instalado, então recomendo que utilize um dos métodos mencionados para desinstalá-lo e instale-o novamente como apresentado neste post. Espero ter ajudado e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Mais facil usar o aplicativoitau.MSI https://guardiao.itau.com.br/UpdateServer/aplicativoitau.msi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo e é o que eu tenho recomendado aos meus clientes. O próprio Itaú tenta forçar a utilização do app emitindo alguns avisos de que o acesso será possível somente através dele. Grato por sua presença e participação!

      Excluir

Expresse seus comentários e dúvidas aqui, mas use o bom-senso!